Pique-bandeira, Paintball e Futebol Americano

Quantas pessoas conhecemos que dizem não entender nada sobre o futebol americano?
Já parou pra pensar que essas pessoas podem conhecer o básico do futebol americano somente por conhecer o pique-bandeira e o Paintball?

Vamos a explicação:

Pique-bandeira
Existem algumas formas de brincar diferentes de outras, a mais conhecida, pelo menos aqui no Rio de Janeiro é a de colar.

2 equipes com o mesmo número de jogadores, um campo (quadra) dividido no meio, quem for pego do outro lado ta colado e o objetivo é pegar a bandeira do campo adversário e trazer até o seu campo sem se colado. Esse simples jogo já tem a característica de conquista de território e carregar um objeto até o outro lado do campo. Parece futebol americano?

Porém, existem outras formas de brincar de pique-bandeira, com eliminação ao invés de prisão, com ataque x defesa (OPA! Tá bem parecido agora, não?) e outras. veja mais nesse link: veja mais

Paintball
O paintball que conhecemos é basicamente um jogo de eliminação, mas sabia que existem regras que se assemelham muito ao pique-bandeira?
Com a diferença de se assemelhar a uma “guerra” por território, o paintball pode envolver quase as mesmas regras que um pique-bandeira, podendo variar muito em tamanho do campo de jogo, número de jogadores, mas continua sendo um jogo de conquista de território, envolvendo estratégia de ataque e defesa. Veja mais nesse link: veja mais

Futebol Americano

Vamos dizer que o futebol americano é um pique-bandeira mais elaborado, com apenas 1 bandeira.
O objetivo das equipes é conseguir levar a bola (bandeira) até o final do campo adversário.

Como todo esporte, o futebol americano tem uma pontuação que varia entre levar a bola até o fim do campo, chutar a bola entre as traves de gol e interromper o ataque adversário na prória zona de pontuação (endzone).

Um campo de futebol americano possui 100 jardas de comprimento e vai de uma endzone à outra. São 11 jogadores para cada lado que podem ser trocados a qualquer momento entre uma tentativa de avanço (down ou descida) e outra, essa troca livre permite que o time mantenha em campo os jogadores adequaados para cada tipo de jogada, ataque, defesa e especialistas (jogadas com chute).

Quando um time está no ataque, ele tem quatro tentativas de avanço para conquistar 10 jardas. Se alcança as 10 jardas, a equipe conquista o ‘first down’ (primeira descida) e ganha mais quatro tentativas para avançar mais 10 jardas. Se não conseguir avançar as 10 jardas após a quarta tentativa a bola passa para o time adversário.

Geralmente, os times só utilizam três das quatro tentativas, a quarta é utilizada para:
– chute de devolução (punt), quando a equipe chuta a bola para o adversário iniciar seu ataque o mais longe possível.
– chute de 3 pontos (field goal) quando o chutador (kicker) do time ofensivo precisa chutar a bola entre as traves localizadas atrás da endzone. Quando nçao acerta entre as traves, a quipe adversária tem a opção de pegar a bola e correr em direção a endzone adversária ou inicar a campanha no local onde estava a bola antes do chute.

A posição de campo e a estratégia da equipe determina qual tipo de chute irão realizar

como disse anteriormente, é um pique-bandeira mias elaborado, porém ele é muito mais elaborado ainda…. com a bola podendo ser arremessada para outro jogador. Vamos focar nas semelhanças e falar somente sobre o jogo de correr com a bola, chamado: Jogo terrestre ou jogo corrido.

Existem algumas formas de correr com a bola:
– Retorno de bola ao jogo (Kickoff)
No inicio de cada jogo ou após cada pontuação, a bola é chutada para o mais longe possível, para o adversário pegar a bola e correr o maximo que conseguir. Se conseguir alcançar a enzone adversária ele pontua com o 6 pontos (touchdown), onde ele parar em campo sem marcar ponto é onde o seu time iniciará o ataque com a bola.

– Recuperação ou roubo de bola
Quando um jogador de defesa consegue roubar a bola de um jogador de ataque, roubando a bola das mãos ou recuperando uma bola que caiu das mãos do jogador de ataque (fumble). Vale ressaltar que o jogador com a bola se torna a equipe atacante e segue as mesmas regras de retorno de bola ao jogo.

– Ataque terrestre
Essa é a froma mais comum, quando o passador(quarterback) entrega a bola para o corredor (runninback) e ele corre com a bola até onde conseguir. Essa forma segue a regra de quatro tentativas de avanço de 10 jardas.

via GIPHY

E aí? Ficou mais interessante o jogo? Sei que ainda vão existir muitas dúvidas, principalmente de quem conheceu o futebol americano recentemente, espero ter alimentado ainda mais essas dúvidas.
Quer saber mais sobre o futebol americano? Deixe suas perguntas, digam sobre o que quer saber e nos veremos em breve em outras postagens.

A la

Thales Newton

Thales Newton é um colaborador do site islanders.com.br, qualquer contato pode ser feito através dos contatos da nossa página.

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *